A BIOLOGIA DA PERERECA-DE-FOLHAGEM-DO-BRASIL-CENTRAL (Phyllomedusa oreades)

A perereca-de-folhagem-do-brasil-central é um apelido para espéciePhyllomedusa oreades que é endêmica do cerrado, como muitas espécies de anfíbios, esta não tem um nome próprio comum e popular, pois muitas espécies de anfíbios são desconhecidas da população. Ela pertence à família Hylidae e ordem Anura e sua ocorrência, com bases nos registros coletados, se restringe às regiões altas do cerrado, nos estados de Goiás e Distrito Federal, por isso o seu apelido bem didático.
O nome científico da espécie deriva de "amiga da folhagem" ou "da vegetação". Algumas pesquisas sugerem que as secreções da pele da espécie tem valor terapêutico, especialmente como um agente anti-T.cruzi para prevenir infecções durante transfusão de sangue, o que significa um fator importante para reunir esforços de preservação e pesquisa. Além disso, a espécie está na lista vermelha e espécies ameaçadas da IUCN.
O tamanho desta anfíbio é de cerca de 3,5 cm e peso de 4 g. A coloração da sua pele dorsal é verde em machos e tem aspecto liso com um colorido nas partes laterais dos membros anteriores, posteriores e abdômen entre amarelo e vermelho, estas características são marcantes nas espécies do gênero Phyllomedusa.
Fonte/Autor: Guilherme Santos (Biologias)