extra-img

Lar ameaçado

Lar ameaçado

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO AMEAÇA LAR DOS GORILAS DAS MONTANHAS

 

Os sítios do patrimônio mundial cobrem menos de 1% da superfície da Terra. Logo, é possível e urgente protegê-los do desenvolvimento insustentável. Cobrindo quase 8 mil quilômetros quadrados na porção ocidental do Congo, o Parque Nacional do Virunga é o mais antigo parque nacional da África e reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco por abrigar belezas naturais e zonas úmidas de importância internacional. 

lar dos gorilas das montanhas ameaçado Um em cada quatro gorilas de montanha do mundo vivem no Virunga, ao lado de inúmeras outras espécies, incluindo hipopótamos, elefantes e vários primatas. Além disso, o parque gera mais de 40 milhões de dólares por ano para comunidades vizinhas. O Lago Edward, no interior da área protegida, fornece água potável para 50 mil habitantes e é fonte de pescado para 27 mil pessoas. 

Apesar de toda essa importância ambiental, econômica e social, Virunga está ameaçado. O governo do Congo permitiu a empresa britânica Soco International PLC realizar estudos para explorar petróleo dentro do parque. O parque pode ser extinto em nome da extração de petróleo. Para a Rede WWF, a medida é inaceitável. Governos, empresas petrolíferas e sociedade civil precisam unir esforços para proteger Virunga e outros sítios do patrimônio natural da humanidade ameaçadas por práticas insustentáveis. 

Por isso, estamos incentivando os envolvidos a trabalhar conjuntamente para manter Virunga como uma fonte sustentável de renda para as comunidades locais e para o governo do Congo. 

No Brasil também há um sítio do patrimônio natural ameaçado, o Parque Nacional do Iguaçu. Um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional propõe a reabertura da Estrada do Colono, fechada em 2001 por ordem da Justiça Federal pela ameaça que levava ao parque e à segurança nacional pela proximidade da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. 

Uma carta de alerta assinada por cerca de mil organizações brasileiras foi enviada às Nações Unidas e à União Internacional para Conservação da Natureza, lembrando que o Governo Brasileiro se comprometeu a não permitir a reabertura da via, que corta Iguaçu em sua porção mais conservada. Todavia, o projeto de lei segue vivo no parlamento. 



Fonte: WWF - Observatório de UCs

 

Referências:

Exploração de petróleo ameaça lar dos gorilas das montanhas. WWF, Disponível em: <http://observatorio.wwf.org.br/blog/2013/08/02/exploracao-de-petroleo-ameaca-lar-dos-gorilas-das-montanhas/>. acessado em 21 de set. de 2013.

 

  •  

  •